menu

Image Map

01 setembro 2014

Sobre a Numeração de Tintas



Tem um tempinho já que não falo sobre isso mas, da última vez, falei sobre cronograma capilar  antes de pintar o cabelo, confira!
Hoje, vou falar sobre tintas e numeração.

A maioria das pessoas, quando vai comprar a tinta, chega lá na farmácia, olha o cabelo da modelo e quando lê "vermelho paixão intenso muito vermelho" já vai correndo comprar e quando chega em casa, surpresa: fica de todas as cores: marrom, laranja, azul, amarelo menos o tal do vermelho super intenso! Você já se perguntou porque?

Isso acontece basicamente, porque você não tem a base certa ou porque você não leu a numeração da tinta e isso é questão que aprendemos lá no prézinho! Lembra quando nos ensinaram sobre as cores primárias e as secundárias? E que, no caso, se você misturar uma com a outra, você vai encontrar outra cor, certo? Acontece a mesma coisa com o cabelo. Se seu cabelo está vermelho (tingido) e você jogar loiro, por exemplo, o loiro não vai pegar simplesmente porque é impossível pegar um lápis de cor amarelo e colorir ele por cima do vermelho! Entendem onde quero chegar?

Uma coisa temos que ter clara em nossas mentes: tinta não clareia tinta. Mas como assim? Se você pintou seu cabelo de preto recentemente, não caia na ilusão de que se você jogar uma tinta loira ou vermelha irá pegar, porque não vai. No caso, seria necessário uma decapagem para conseguirmos chegar ao tom desejado.

Ao comprar a tinta, você tem que estar atento à numeração que a caixa te apresenta. Como eu disse no início da postagem, a embalagem pode te dizer que é uma coisa, quando na verdade, é outra totalmente diferente. Para entender melhor o que estou falando, vamos entender como funciona a numeração das tintas.

As tintas são dividas com número da altura da cor + número do reflexo principal + número do reflexo secundário.


Altura da Cor

1- Preto Profundo
2- Preto Natural
3- Castanho Escuro
4- Castanho Médio
5- Castanho Claro
6- Loiro Escuro
7- Loiro Médio
8- Loiro Claro
9- Loiro Muito Claro
10- Loiro Claríssimo
11- Loiro Super Claro
12- Loiro Ultra Claríssimo

Reflexo Principal

.0- Natural
.1- Acinzentado
.2 - Violeta/Azulado
.3- Dourado
.4- Acobreado
.5- Acaju
.6- Vermelho
.7- Marrom/Chocolate

Tomando como base esses números, voltamos de novo ao vermelho super intenso. Na caixa, o nome é esse mas se o número for 6.64 por exemplo, ele não passa de um loiro escuro vermelho dourado. Entende? Outro exemplo temos as meninas que querem pintar de ruivo acobreado. As vezes, ela vai a farmácia e pega um 6.64 ou 6.43 (loiro escuro vermelho acobreado e loiro escuro cobre dourado) e acha que vai ficar laranja, mas não vai pelo detalhe do 6  ali. Por isso precisamos ficar muito atenta à numeração das tintas para não acabarmos enganando a nós mesmas.

Por hoje, é isso. Se ficou alguma dúvida é só deixar algum comentário. Sugestões para um próximo post sobre cabelo, qualquer coisa! Espero ter esclarecido a dúvida de muitas ;) um beijo e até a próxima!