menu

Image Map

07 setembro 2014

História da Moda: Corsets



Cadê os amantes de moda? Hahaha
Finalmente voltei com o "história da moda" o último post que eu fiz, falei sobre os sapatos sem salto (clica, clica)!

Hoje vim falar um pouco sobre o corset que fez a cabeça da mulherada! Eles eram encontrados na Grécia Antiga, na idade média, mas não existem relatos de que eram usados com muita frequência por mulheres. Então considera-se que os primeiros corsets (ou bodies) foram usados nos anos 1500, eram feitos de barbatana de baleia e eram muito rígidos. No século XVI eram usados por pessoas que tinham problemas na coluna.





A peça enfraqueceu após a Revolução Francesa, e em 1810 apareceu num formato que separava os seios. Em 1840 o formato vai se aproximando de uma ampulheta mas ainda ia até os quadris. Já em 1850, a peça ganha o nome de corset, enfatizando ainda mais a cintura e perdendo as alças.


Entre 1880 e 1890, a peça ganha um novo formato, com cintura mais baixa e busto cheio. Em 1900, surge o modelo frente reta e curvas na parte de trás. Em 1902 a 1908 ele desce até o quadril com ligas para meias acopladas. Entre 1908-1914 o corset vai até quase o meio das pernas e já é usado como um sutiã. Em 1917, com a Primeira Guerra Mundial, a peça desapareceu um pouco e só retornou em 1940, porém se assemelhava mais a um corselet que em sua forma original só resurge em 1980.

Os bodies foram usados nos anos 1500 por aristocratas e nobres da Espanha e Itália. Rapidamente se espalharam pela França, Inglaterra e pela Europa Ocidental. A partir de 1800 começou a ser usado pela classe média e também pela classe trabalhadora.

Essa foi uma pouquinho da história dos corsets que hoje é usado por muitas famosas para se apresentarem ou dar forma ao corpo. O que vocês acharam? Um beijo e até a próxima!