menu

Image Map

08 abril 2014

História da moda: chopines e os sapatos sem salto

Quem gosta de moda levanta a mão \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Hahaha! Gente, um dos meus sonhos é fazer um curso de moda e é o que estou batalhando para conseguir. Mas enquanto não tenho oportunidade, fico por aí pesquisando sobre o assunto e foi aí que me surgiu uma grande ideia: fazer um quadro no blog pra mostrar pra vocês tudo que aprendo. Vai ser como meu caderno de anotações (só que compartilhado). O nome do quadro vai ser "História da Moda", então, todas as vezes que ver esse título, vem correndo! *-*

Pra começar, vamos saber um pouco da moda no século XV. Tem MUITA coisa pra falar sobre, mas resolvi começar com os chopines e sapatos sem salto que, já já você vai descobrir o que é!

Como sabemos, a indústria da moda é sempre muito criativa e inusitada e isso desde os anos 1500. Há um tempinho atrás, apareceram por aí, uns sapatos sem salto bem inusitado. Mas em uma versão menos extrema e mais saudável. Você deve conhecê-los por ser muito usado pela cantora Lady Gaga.


Reconheceram? Hahaha sim! Esse sapato que hoje é bem criticado, já foi moda no século XV. Em diversos lugares da Itália à China foram usados os chopines.

Chopine era um tipo de calçado com plataforma que, inicialmente, funcionava como um tipo de pedestal ou galocha para proteger os sapatos e os vestidos das mulheres ricas da lama e da sujeira da rua. As verdadeiras origens desse calçado, são desconhecidas, eles já eram usados pelos atores gregos e as mulheres turcas em balneários.


Estranho, não é? Antigamente, o andar do chopine era instável e deselegante. As mulheres que usavam, geralmente estavam acompanhadas de seus maridos ou empregados para poderem se equilibrar. Os que sobreviveram ao tempo são feitos de madeira ou de cortiça.

A mania de chopines da Itália coincidiu com o auge da atração por trajes extravagantes durante o ano de 1500. Os chopines venezianos eram artisticamente esculpidos e os chopines espanhóis eram cônicos e simétricos. Há também peças cobertas com ouro, brocados, veludos ou jóias bordadas. Muitas vezes, o tecido do chopine combinava com o vestido ou o sapato que anunciava a posição social da família.

Chopine com tecido e adornos de ouro
Chopine com tamanho exagerado
Além do seu uso prático, a altura do chopine, tornou-se referência ao nível cultural e social. Eles eram, normalmente, de 12 a 22 cm mas alguns modelos sobreviventes, chegam a 50 cm.

Na Itália renascentista, era utilizado também para alongar a silhueta e permitir mais espaço para a exposição do pano do vestido. Mas, para alguns estudiosos, o chopine foi uma ferramenta para manter as mulheres em casa, já que o andar exigia muito equilíbrio e tempo. Os clérigos adoravam porque, segundo eles, impedia a mulher de se entregar a prazeres moralmente perigosos, como a dança. Mas há quem diga que havia mulheres que, mesmo assim, dançavam graciosamente.


Não é de se admirar que hoje em dia, os sapatos tenham voltado com tudo, mas com um conceito um pouco modificado. Hoje em dia, a mulher se sente alta, superior e donatrix, surgindo aí, o desejo de parecer maior e se alongar e, alguns desses calçados de hoje são tão adornados - as vezes até mais - quanto os chopines venezianos.


Confesso que me assustei quando vi os primeiros chopines. Cultura é uma coisa muito interessante e se eu fosse fazer um post sobre isso, levaria meses e meses. Eram "sapatos" muito diferentes e mesmo hoje, com todas as adaptações, eu não teria coragem de usar. E vocês, o que acharam?


17 comentários:

  1. Oi Larissa!
    Eu tenho certeza que não usaria,até mesmo esses modelos mais atuais na minha opinião são esquisitos :P
    Imagina que ruim deve ser andar com um desses.
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei demais essa postagem! Muito boa mesmo!
    Eu não conhecia essa história dos super-saltos. Muito massa *-*

    Menina, seu blog é mto lindo! Eu estou fuçando nas outras postagens haha. ♥
    Vou te seguir ;]

    Beijosbeijos!
    Eu não quero ir embora, blog

    ResponderExcluir
  3. Olá...tudo bem?? Nossa Larissa que saltos bizarros né?! Eu não teria coragem de usar não! Mas, são coisas da moda!! E tem gente que gosta né... Beijos

    www.lucianabotacini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus que isso muito diferente confesso que esse tipo de sapato axo que nunca usaria rs mas gosto é gosto rs flor um beijo passando p retribuir a visita, ja estou seguindo com o perfil do blog por causa dos problemas do blogger, mas me mantenha atualizada sobre seu blog q sempre estarei aq

    http://www.blzinteligente.com/2014/04/lip-crayon-oceane-femme.html

    ResponderExcluir
  5. Também me assustei com os primeiros chopines kkk beeem estranhos em, se os de hoje já são criticados imagina se os daquela época fossem igual aos de hoje kkk

    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Nossa adorei seu blog e seus post muito fofo...
    Depois de uma passadinha la no meu site!

    www.acervodamoda.com.br
    Beijocas..

    ResponderExcluir
  7. Eu já conhecia pela Lady Gaga, e achava que era algo novo, gostei de saber que essa moda é antiga!

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  8. Ola flor tudo bom?Passando pra desejar um ótimo diaaa


    Como ajeitar as sobrancelhas? Vou ensinar um modo simples, rápido e prático! Usando a técnica do preenchimento e o kit MILANI.
    #Tutorial #sobrancelhas #passoapasso #ajeitandoasobrancelha #preenchimentodesobrancelha

    https://www.youtube.com/watch?v=agZwJz9Bzh8&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  9. Nooooossa, os sapatos erma muito feios e de assustar. Ainda bem que foi modernizando.
    Bjus
    Jaque

    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu também não usaria! Além de serem altos demais para o meu gosto, eu não consigo achar eles bonitos. Adorei saber mais sobre a história deles, achei esse novo quadro bem interessante. Deve ser muito legal fazer um curso de moda :D.

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente não usaria esses sapatos, mal uso os saltos normais hsaashsa
    Adorei o post, muito bem escrito.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amei esse post! Sério. Não sabia sobre os chopines, que legal isso. Era privilégio das mulheres bem ricas, né? hahah Engraçado como a moda sempre se reinventa e acaba buscando referências no passado. Até acho esteticamente bacana esses sapatos com salto "fantasma", mas deve ser muito difícil andar e eu nem arriscaria. rs
    Beijão! Bruna S. do http://www.chanelfakeblog.com/

    ResponderExcluir
  13. Os de agora são até que bonitos mas acho que eu não usaria auhsuhash'
    Kisses || Inside

    ResponderExcluir
  14. Que legal!! Adorei saber um pouco mais da historia dos chopines! Nao conhecia...
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkk adorei o post!
    E eu nao acredito que as pessoas conseguiam andar nisso, eu mal consigo andar em um salto normal ou fino, imagina nisso, eu ficaria me arrastando pelo chao kkkkkk
    http://buscandosonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. E sempre muito bom conhecer a história de algo que está na moda e que as vezes nem sabemos a sua origem,mas confesso que não teria coragem de usar,acho esse sapato bem estranho...mas combina muito bem para a Lady Gaga...já que ela é bem estranha.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  17. Eu nao sabia que isso vinha de tao longe! Adorei o post!

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir