menu

Image Map

25 julho 2013

Seria Mesmo Inspiração?


Untitled


Quando não se sabe o que escrever, como escrever? Resolvi escrever para o blog, mas não sabia exatamente o que escrever, então fiquei aqui digitando qualquer coisa, o que me gerou dois rascunhos que podem ser úteis mais tarde!
Pensando nisso, resolvi levantar uma questão: o que te inspira?
As vezes, pode parecer uma pergunta um tanto quanto complexa. Estava em sala de aula e a professora nos pediu para falarmos o que nos inspira. Nos entreolhamos um longo segundo e a resposta foi um imenso silêncio. A verdade é que não sabemos. Mas logo vieram os engraçadinhos: "para inspirar eu só preciso puxar o ar". Ok, gênio.
A questão é saber o que é inspiração.
Para muitos, é aquela força divina que surge quando você menos espera: no banho, antes de dormir, no ônibus... Quem nunca passou pela situação de ter a ideia da sua vida e não ter onde anotar? Então, você fica com ela na cabeça para não esquecer e quando chega em casa o que acontece? Você esquece!
Mas isso seria mesmo inspiração?
Outros disseram que inspiração é o que te faz bem: uma música, um livro, uma história, um filme... A inspiração acontece ali, no clímax da história. Então, quando você precisa criar algo, seu subconsciente se lembra de algo que já tenha visto e pimba! Você passa o resto da sua vida pensando "acho que já vi isso em algum lugar" mas você nunca descobrirá de onde!
Mas isso seria mesmo inspiração?
Ouvi dizer também que a inspiração nos remete à lugares, cheiros e sensações. Aquela hora em que sentamos na grama de nosso jardim e apenas pensamos. Sua mente esvazia e uma voz ecoa em sua mente. Ideia brilhante.
Mas isso seria mesmo inspiração?
A inspiração pode ser o conjunto de tudo isso. Experimente deitar em sua cama, ouvir uma boa música enquanto sua avó prepara aqueles biscoitos tão cheirosos e apenas pense. Uma boa estória, artigo, texto, música, foto, (ou seja o que for que você precisa) aparece, não é mesmo?
Em meio a tantos conceitos, o primeiro prevalece: apenas puxe o ar.
Mas isso seria mesmo inspiração?