menu

Image Map

19 janeiro 2013

Vou mudar de escola, sou tímido. E agora?

Tumblr_lia71c3h971qdb825o1_500_large_large

Volta às aulas é uma coisa muito empolgante! Rever os amigos, trocar experiências, conhecer gente nova... Mas nem sempre é assim... Vou falar de uma experiência própria. Quando eu fui pro primeiro ano do ensino médio, tive que mudar de escola. Isso significava me separar de todos os amigos do ensino fundamental e encarar algo totalmente novo. Eu era muito tímida. A ideia de ir pra um lugar desconhecido me assustava - e muito. Ao entrar na escola, foi como eu previa. Como eu não era de falar muito, não fiz muitos amigos. Eu ficava sempre sozinha e só observava as pessoas ao meu redor. Isso só mudou no segundo semestre quando algumas meninas resolveram se aproximar de mim. A partir daí, continuou assim. Me formei no terceiro ano em 2012 e saí de lá sem gostar da escola. Sem ter muitos amigos e olhando torto pra todo mundo. Meu ensino médio não foi o melhor de todos. Foi uma experiência muito ruim.
Confesso que mudei bastante desde que eu tinha 15 anos pra cá. Se fosse hoje, com certeza eu não teria passado pelo o que eu passei. Minha timidez cessou muito. Quer dizer, ainda não sou de falar, mas fazer amizades é um pouco mais fácil.
Bom, eu sei que existem muitas pessoas iguais a mim que são tímidas e vão entrar numa escola nova esse ano, que não conhecem ninguém. Para ajudá-los, vou dar algumas dicas pra você não passar o ano sem amigos e tornar a escola inesquecível.

1- Sorria.

Tumblr_lz0795iqh71qk9c78o1_500_large

Nada como um sorriso, não é mesmo? Ao chegar na sala desconhecida, não demonstre que está intimidado. Sorria. Sempre que alguém te olhar, mostre interesse e mostre que você é simpático.

2- Interaja.

207920_large

Seja na durante as aulas de educação física, química ou matemática. Seja lá o que for. Interaja sempre. Levante a mão para fazer perguntas e, se surgir algum debate na sala, discuta também. Não deixe que o medo de errar te impeça de dar sua opinião. As pessoas admiram quem se arrisca e, pode ter certeza, alguém logo vai te chamar pra conversar.

3- Procure pessoas extrovertidas.

Tumblr_lggz7pjiec1qeppa2o1_500_large

Sabe aquela menina que chega falando com todos? Ou aquele cara que conta piadas e faz todo mundo rir? Sente perto deles. Eles, tanto quanto você, adoram fazer amizade. A diferença, é que eles não tem medo de arriscar e nem dificuldade pra falar. O que não é um defeito. A questão é que, perto deles, com certeza vai surgir algum assunto e você vai acabar conversando também.

4- Não se limite a sala de aula.

Tumblr_mgls1iqfjj1rvjhi0o1_500_large

Não cometa o erro de ficar o tempo inteiro dentro de sala de aula. Saia no recreio, ande pela escola ou simplesmente sente ao lado de fora. Ninguém vai te julgar por você estar curtindo o recreio, mesmo que sozinha.

5- Seja você mesmo.

7363407702_b2f960fbd6_large

Nada de tentar ser algo que não é para agradar um certo tipo de grupo. Se caso os extrovertidos não fizerem o seu estilo. Procure gente que faça. Olhe para as pessoas que se parecem com você e não tenha medo de se aproximar. Peça pelo horário, pergunte sobre algum dever... E se nenhuma dessas alternativas derem certo, converse com a direção e peça para mudar de sala. Repita todos os procedimentos e tenho certeza que sua nova escola vai valer a pena.


Espero que tenham gostado das dicas e me contem qual a sua maior insegurança ao mudar de escola? Beijinhos!