menu

Image Map

19 janeiro 2013

Vou mudar de escola, sou tímido. E agora?

Tumblr_lia71c3h971qdb825o1_500_large_large

Volta às aulas é uma coisa muito empolgante! Rever os amigos, trocar experiências, conhecer gente nova... Mas nem sempre é assim... Vou falar de uma experiência própria. Quando eu fui pro primeiro ano do ensino médio, tive que mudar de escola. Isso significava me separar de todos os amigos do ensino fundamental e encarar algo totalmente novo. Eu era muito tímida. A ideia de ir pra um lugar desconhecido me assustava - e muito. Ao entrar na escola, foi como eu previa. Como eu não era de falar muito, não fiz muitos amigos. Eu ficava sempre sozinha e só observava as pessoas ao meu redor. Isso só mudou no segundo semestre quando algumas meninas resolveram se aproximar de mim. A partir daí, continuou assim. Me formei no terceiro ano em 2012 e saí de lá sem gostar da escola. Sem ter muitos amigos e olhando torto pra todo mundo. Meu ensino médio não foi o melhor de todos. Foi uma experiência muito ruim.
Confesso que mudei bastante desde que eu tinha 15 anos pra cá. Se fosse hoje, com certeza eu não teria passado pelo o que eu passei. Minha timidez cessou muito. Quer dizer, ainda não sou de falar, mas fazer amizades é um pouco mais fácil.
Bom, eu sei que existem muitas pessoas iguais a mim que são tímidas e vão entrar numa escola nova esse ano, que não conhecem ninguém. Para ajudá-los, vou dar algumas dicas pra você não passar o ano sem amigos e tornar a escola inesquecível.

1- Sorria.

Tumblr_lz0795iqh71qk9c78o1_500_large

Nada como um sorriso, não é mesmo? Ao chegar na sala desconhecida, não demonstre que está intimidado. Sorria. Sempre que alguém te olhar, mostre interesse e mostre que você é simpático.

2- Interaja.

207920_large

Seja na durante as aulas de educação física, química ou matemática. Seja lá o que for. Interaja sempre. Levante a mão para fazer perguntas e, se surgir algum debate na sala, discuta também. Não deixe que o medo de errar te impeça de dar sua opinião. As pessoas admiram quem se arrisca e, pode ter certeza, alguém logo vai te chamar pra conversar.

3- Procure pessoas extrovertidas.

Tumblr_lggz7pjiec1qeppa2o1_500_large

Sabe aquela menina que chega falando com todos? Ou aquele cara que conta piadas e faz todo mundo rir? Sente perto deles. Eles, tanto quanto você, adoram fazer amizade. A diferença, é que eles não tem medo de arriscar e nem dificuldade pra falar. O que não é um defeito. A questão é que, perto deles, com certeza vai surgir algum assunto e você vai acabar conversando também.

4- Não se limite a sala de aula.

Tumblr_mgls1iqfjj1rvjhi0o1_500_large

Não cometa o erro de ficar o tempo inteiro dentro de sala de aula. Saia no recreio, ande pela escola ou simplesmente sente ao lado de fora. Ninguém vai te julgar por você estar curtindo o recreio, mesmo que sozinha.

5- Seja você mesmo.

7363407702_b2f960fbd6_large

Nada de tentar ser algo que não é para agradar um certo tipo de grupo. Se caso os extrovertidos não fizerem o seu estilo. Procure gente que faça. Olhe para as pessoas que se parecem com você e não tenha medo de se aproximar. Peça pelo horário, pergunte sobre algum dever... E se nenhuma dessas alternativas derem certo, converse com a direção e peça para mudar de sala. Repita todos os procedimentos e tenho certeza que sua nova escola vai valer a pena.


Espero que tenham gostado das dicas e me contem qual a sua maior insegurança ao mudar de escola? Beijinhos!

84 comentários:

  1. É, realmente a timidez nos atrapalha um pouco. Não só na escola, como em outros locais... Eu nunca fiz parte de grupo nenhum, infelizmente. Nunca fui convidada, pois sempre fui a CDF da classe e a "queridinha" dos professores. Mas me toquei e vi que aquilo só estava me fazendo mal. Mudei de escola, mais intacta que nunca. Fiz amizades fácil, fácil, e graças à Deus, tenho boa companhia! Beijão!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as vezes a melhor solução é procurar pessoas diferentes...
      Beijos!

      Excluir
  2. Também enfrentei isso a pouco tempo quando comecei a faculdade, mas interagi , me esforcei pra conhecer as pessoas e hoje sou amiga da maioria da galera da minha sala .
    Também sou tímida como você. Ótimas dicas.
    heythaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, aconteceu o mesmo comigo quando comecei a fazer curso técnico. Fiz amizades muito rápido! rs

      Excluir
  3. ótima dica! Em relação a conhecer novos amigos nunca fui tímida, a não ser fazer apresentações em público...
    wwww.sweets2dreams.com

    ResponderExcluir
  4. sorte minha q to na msm escola a seculos haha amo la
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu consegui me enturmar fácil na escola, ainda bem! Acho necessário você se comunicar, ninguém vai atrás se você ficar fechado na sua... Ótimas dicas Lari (posso te chamar assim?)! Beijinhos e uma ótima semana :)

    www.blogmeninama.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza! Mas as vezes é difícil. Obrigada! Claro que pode rs
      Ótima semana pra você também, beijão!

      Excluir
  6. Adorei as dicas. Sou super tímida e tenho muita dificuldade ao fazer novas amizades.
    Acho que mudei um pouco depois de um ano de cursinho. Perguntar sobre a matéria também é um bom início que vincula assuntos de interesse de ambos. Interagir é difícil pra quem é tímido, mas mostrar-se sempre simpático com um sorriso no rosto é fácil e até melhora a aparência. rs'
    Gostei do blog, estou seguindo. (:
    Beijos!
    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Eu também mudei bastante depois que comecei o meu curso... Ah, com certeza. Sorrir é tudo rs
      Obrigada! Beijos

      Excluir
  7. Ainda bem que eu nunca passei por isso. Desde pequena eu estudo na mesma escola. No jardim 3 eu tive que mudar de colégio, mas eu era pequena então logo me enturmei. No ano de 2012 minha mãe decidiu que eu iria trocar de escola de novo. Mas não foi difícil eu fazer amizades, porque já conhecia a maioria das pessoas da turma e era amiga da maioria, porém, a escola era HORRÍVEL. As pessoas eram falsas, e fofoqueiras, e eu era a diferente, então passeia ser odiada por todo mundo, até que no meio do ano eu voltei pra minha escola antiga.. Foi uma boa experiência, apesar de ter sofrido muito, eu aprendi muitas coisas.. Beijoss

    faz uma visita?
    http://mydreamisfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo... Eu já mudei de escola muitas vezes de escola na minha vida rs
      Na maioria foi muito difícil rs
      Experiências são sempre boas - mesmo se elas forem ruins rs
      Beijos!

      Excluir
  8. OI!
    Nossa como isso me atrapalhou na escola e na vida. Era tímida demais, meus dentes eram super tortos e estranhos, eu tinha vergonha de rir. Como meus pais deixaram isso acontecer... Depois de grande que fui cuidar dos dentes.
    Não deixarei meus futuros filhos passarem por isso.
    Beijos
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Complicado. Eu também sempre fui retraída por causa das minhas características físicas rs
      Beijos

      Excluir
  9. Salvou minha vida! Vou mudar de escola, e digo, me sinto tão perdida, confusa e acho que ás vezes feliz. Foi bom ler teu post, e suas dicas super serao usaveis.

    Beijinhos e fique com Deus, Andreza <3
    toutrever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não precisa ter medo! Novas experiências são sempre bom pra gente!

      Beijos <3

      Excluir
  10. Ser você mesmo é uma dica infalível para se enturmar.

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  11. Mudar de escola sempre foi um problema, mas eu nunca fui tímida então eu faço amigos em todos os lugares e isso nunca foi um problema pra mim, mas quando estou um pouco tímida eu sempre sorrir e conversar sobre alguma coisa com a pessoa que senta do meu lado, ou pedir alguma informação sobre as aulas e ir puxando assunto...

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom. Eu to começando a me soltar esse ano rs. É uma vida mais fácil kk

      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei o seu Blog Lari...
    Aproveito pra agradecer também o comentário no meu...
    Já estou te seguindo...
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, uma mão na roda pra quem é suuuuper tímido!
    Parabéns pelo blog, adorei tudo! Já virei seguidora! Beijinhos..

    www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tbn me mudei de escola no 1° ano linda, fiquei mega ansiosa, na 1° semana é mais dificil , mas com interação é bem mais fácil, sorrir sempre! kk Foi lá que encontrei uma das minhas maiores amigas :D
    Beijaao'

    confissoesdeangelita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha que bom! Também encontrei grandes amigas lá, apesar de tudo rs
      Beijos!

      Excluir
  15. Eu já passei por isso,fui pra uma escola onde não conhecia ninguéeem,e pra piorar uma escola que eu não queria ir. Foi bem difícil fazer amizade. Suas dicas são ótimas,realmente a gente tem que sair da sala de aula senão não conhece ninguém,além de também procurar tipo de pessoas que goste..senão não da né? A primeira vez que visito seu blog,achei o layout lindo e os posts muito bons. Beijo

    http://relaxaocorpo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pois é, esse foi um dos meus erros... Ficar preso não da mesmo rs
      Beijos

      Excluir
  16. ah ótimas dicas. isso realmente acontece muito, mas acho que é só deixar o medo de lado um pouco e mostrar que você é legal rs, e encontrar uma pessoa "não tímida" sempre ajuda também, você acaba "aprendendo" com a pessoa (:

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também passei por isso!
    Na escola sempre fui muito tímida. Mas depois do ensino médio, eu consegui vencer um pouco a timidez e comecei fazer amizades que conservo até hoje. Foi uma fase um pouco complicada para mim.
    Adorei o post! Ótimas dicas!
    Beijo e uma ótima semana!

    belezadescoberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    ótimas dicas. Eu também era muito tímida, mas depois que comecei a fazer aulas de teatro consegui interagir mais com as pessoas sem medo! haha Tenho certeza que esse post ajudou e muito as pessoas que tem dificuldades, posso me inspirar e fazer um post com as minhas dicas? *-*

    Beijinhos
    http://pixievioleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que aula de teatro é bom pra perder a timidez... Tenho vontade de fazer!
      Claro, fica a vontade!
      Beijos

      Excluir
  19. Curti suas dicas, eu pretendo terminar o colegial na mesma escola mais se por um acaso tiver que sair, eu com certeza usarei suas dicas!
    Obrigada por visitar meu blog!
    Volte Sempre!
    Já estou seguindo, se quiser retribuir ficarei muito grata!
    Beijinhos..
    http://complicada-realidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. eu sempre me intimidei na sala de aula ;s Mas de qualquer forma, ontem soube que eu era diferente, e que eles gostavam de mim, e ainda gostam!
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  21. Acho que a melhor dica é: seja você mesmo! Dicas ótimas, com certeza vai ajudar muitas meninas que estão mudando de escola.

    Tem Meme Literário pra você lá no blog =)
    Beijos
    http://rebecapicker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei as suas dicas. E minha experiência na escola também não está sendo muito boa, e eu gostaria de ir para outra no EM. Mas não vai dar... Eu já tive muitos problemas dessa, quero muito ir embora, e ainda mais agora que passou a fase de "socialização", quando você é novo. Eu vou ser sempre a nerd esquisita lá onde estudo. Mas fazer o que, né? Talvez essas dicas me ajudem quando precisar socializar em outros lugares!
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, passei exatamente pela mesmo coisa. É muito difícil ficar sozinha num lugar onde todo mundo se conhece... Nunca é tarde pra tentar!

      Excluir
  23. São otimas dicas sim *w* a minha maior insegurança ao mudar de escola é acima de tudo não fazer amigos nenhum e estar sempre sozinha.
    Eu este ano,em principio vou para a universidade e confesso que tou cheia de receios quanto a isso x
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é um insegurança terrível :s
      Boa sorte pra você, beijos

      Excluir
  24. Oi Lari! Nossa tive a mesma experiência que você!! mudei de escola no colegial e me lasquei! Pra piorar namorei o menininho "meio popular" da sala, senti que as meninas me odiavam... no fim o menino era um idiota eu meu ensino médio foi um cocô, socialmente falando... As dicas são muito boas!! A última é a melhor... ser vc mesmo é o melhor que podemos fazer... mentir para que as pessoas gostem da gnt, por exemplo, é um tiro no pé!

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Nossa, complicado isso. Meio clichê mas é pura inveja rs
      Obrigada, beijinhos

      Excluir
  25. É essas são dicas super importantes.. Na hora de mudar de escola...
    Obrigada pela visita no meu blog... POde seguir o meu Beijos...Já segui aqui..

    http://neveemnovayork.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Por ser super extrovertida eu nunca tive problemas assim, mas eu sempre ajudo as pessoas mais tímidas a se comunicarem e se sentirem a vontade :)

    Tem post novo no blog, que tal conferir?

    www.aoficinafeminina.blogspot.com (retribuo comentários e sigo de volta)

    ResponderExcluir
  27. Oii adorei as dicas!
    Beijos flor

    Já seguiu?
    http://perfeitavaidade.blogspot.com.br

    Já curtiu?
    http://www.facebook.com/perfeitavaidadeS2

    ResponderExcluir
  28. ótimas dicas
    *-*
    obrigado bem pela visitinha lá no meu blog ,

    http://derepentenaotemidade.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Meu Ensino Medio tbm não foi dos melhores, terminei com poucos amigos, e odiando o colégio. Essas dicas são bem úteis pra mim, pois, vou entrar na faculdade e não quero mais ser a tímida alone :) Ótimo post !!

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijoooos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri que não é tão difícil se socializar com as outras pessoas... As vezes é coisa da nossa cabeça. Obrigada!
      Beijos <3

      Excluir
  30. Adorei as dicas, quando eu estava no colégio eu sempre fui muito quieta e sempre mudei muito de escola, mas acho que as pessoas tinham dó de mim e acabavam se aproximando, porque graças a Deus sempre me dei super bem.
    Acho que eu só precisava de uma oportunidade para as pessoas me conhecerem melhor e as pessoas foram muito receptivas comigo, acho que dei sorte!
    hahaha mas adorei as dicas!

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  31. Admito que sou um pouco tímida no começo, mas isso não me impede de me soltar um pouco mais depois e fazer novos amigos. Não sou o tipo de pessoa que fala com todos e é super popular, mas sempre procuro interagir com pessoas que eu percebo que valem a pena :) Suas dicas são ótimas para quem está passando por essa situação, eu nunca mudei de escola, só de turno, mas acho que foi como se eu tivesse mudado de escola pois não conhecia ninguém. Aos poucos fui conhecendo gente legal e então não demorei muito para me enturmar.

    Beijoos, Dedessa Carvalho <3
    http://lovellysummer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é o que eu faço.
      Que bom que teve uma boa experiência :)
      Beijos <3

      Excluir
  32. Timidez atrapalha muito, eu sou muito tímida desde pequena e nunca consegui interagir bem com as pessoas, parece que isso é maior do que eu.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é... Acho que com o tempo a gente aprende a se soltar rs
      Beijos

      Excluir
  33. ótimas dicas!
    quem nunca passou por isso?
    bj
    http://opinandoemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ótimas dicas para quem mudou de escola e está sem saber como agir. Excelente seu blog Larissa!

    Bjus
    http://cabelo-afro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. São ótimas dicas!]
    Não costumo mudar de escola, a última vez que mudei eu era muito pequena, então foi muito fácil me habituar...
    Beijos!

    http://mesmicesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adorei as dicas! Vou mudar de escola esse ano, estou com medo.
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Medo é natural. Mas não deixa ele te impedir de fazer nada.

      Excluir
  37. conhecer gente nova é muito bom!
    tem que aproveitar essa fasee!!!

    ateos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Ah, obrigada!
    Pode deixar, vou olhar seu blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Obrigada! Vou olhar o seu sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Publicação p-e-r-f-e-i-t-a para pessoas que vão mudar de escola e são um pouco timidas. Gostei muito do blog e já estou seguindo
    Se puder dar uma passadinha no meu também
    Beijoos

    http://podelersequiser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Eu sempre detestei mudar de colégio por ser tímido, pior mesmo é no intervalo e nas aulas vagas,parece que você nunca vai se socializar mas acaba fazendo amizades *-*,seguindo.
    http://oque-fazer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oiiii tambem tenho esse problema com a timidez , terminei o fundamental em uma escola estadual e fui pra uma particular , estranheeeeei muiiiiiiiiito , fooooi muito dificil pra min , mais mesmo sendo timida fiz várias amizades , muito mais do que eu esperava , mais não gostei muito da escola sei lá , quando tinha prova eu ficava muito nervosa e chegava a passar mal , foi horrivel , vou ter que mudar de escola , pois não me adaptei muito bem !MARIANA

    ResponderExcluir
  43. é verdade um sorriso sempre ajuda! amei as dicas serão muito úteis e o blog é lindo!
    Bjs

    antenadasedescoladas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. É verdade um sorriso sempre ajuda! As dicas serão muito úteis, amei !
    Bjs

    antenadasedescoladas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. bom, eu estou na mesma escola que antes mais agora estudo a noite, ai não mi dou bem com niguem pq vivem jogando piadinhas sem graça e ofensivas pra cima de mim, umas meninas falam mal e jogam papel em mim, mas eu não falo nada por medo de todas virem contra mim, quero mudar de escola agora!

    ResponderExcluir